Muito importante para todos os que lerem as postagens: por vezes estarei falando sério, postando opiniões próprias. Outras vezes estarei brincando com opiniões que poderiam ser minhas, mas não são. E por vezes postarei material totalmente fictício, frutos da imaginação e talvez um pouco influenciados pelas experiências acumuladas ao longo dos anos.
Distinguir o que é realidade e o que é ficção fica a cargo de cada um.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Hobbit Quest: A Compra do Monitor de LCD

Shopping Centers são verdadeiros labirintos. A busca de qualquer coisa dentro dessas armadilhas construídas meticulosamente com o intuito de capturar nosos cartões de crédito é uma aventura digna dos relatos dos melhores bardos da antiguidade.

Nestes tempos em que a tecnologia avança a passos de gigante, a necessidade de reposição de peças para computadores faz com que os mais aficcionados sofram desafios hercúleos. Sites de internet não são mais suficientes para as compras. A imersão no mundo físico, uma vez mais, vira uma necessidade em busca da melhor opção e do melhor preço.

Mas para tanto, é preciso ter a mais importante arma. Não, diabos, não é dinheiro. Nem o cartão de crédito. Informação. Qualquer compra deve ser bem pensada, de forma a valer todo o esforço. Conhecimento do produto é fundamental.

Certa feita pedi a alguns amigos que colaborassem com o Pedrão Total e escrevessem de forma a dar vazão às suas idéias cirativas. Pois bem. Apenas o um atedeu ao pedido.

Cerca de dois meses atrás recebi um artigo sobre tecnologia. Preguiçoso, perguntei do que se tratava. A explicação veio. E não entendi bulhufas. Tive, enfim, que ler o que ele escreveu. E dessa vez aprendi algo! Apesar de ser um estilo completamene diferente das outras postagens, as informações apresentadas são valiosíssimas para os que lerem.

Eu, particularmente, não preciso ler. Preciso apenas pegar o telefone celular e perguntar direto na fonte. Mas nem todos tem essa sorte. Então, aqui vai a contribuição do Vitto.



“Bom, uma vez que eu estive buscando comprar um monitor LCD esses dias e busquei informações sobre qual seria a melhor aquisição. Posso dividir com você alguns conhecimentos que obtive, mas aviso que são noções de um completo leigo, portanto, qualquer um com alguma melhor informação, por favor me corrija.

Primeira coisa a definir na compra de um monitor é o seu tamanho. Quanto maior melhor? Acredito que não, pois o tamanho do monitor influi num outro componente, que é a placa de vídeo. Assim, um monitor muito grande pode exigir muito de sua placa de vídeo, diminuindo a performance de vídeo. Lembrem que quanto maior a resolução, maior a memória necessária para vídeo. Em exemplo, entre uma nVidia 8800 GTS de 320Mb ou 640Mb, a de maior memória só fará diferença em resoluções a partir de 1680x1050, ou seja, de monitores LCD de 22’’ wide. Portanto, quanto maior a definição de imagem, maior a exigência na placa de vídeo.

“Mas eu posso diminuir a resolução!”, vocês diriam?
Não num LCD. LCD’s não tem os pixels ajustáveis como em monitores CRT (de tubo normais). Estes possuem a especificação que chamam de “multisync” que é a habilidade de ajustar os elétrons produzidos no tubo de acordo com a resolução pretendida. Os LCD’s, em contrapartida, têm os pixels “fixos” na sua matriz, portanto, possuem resoluções nativas que devem ser seguidas. A utilização de resoluções alternativas, obriga o LCD a “simular” a resolução requisitada através de métodos de extrapolação ou usando os pixels parcialmente, o que pode distorcer muito a imagem. Não é bom, particularmente, para a apresentação de fontes (letras, números, etc.).

Sugiro que procurem um monitor que se adapte bem ao seu equipamento de vídeo, sempre procurando conjugar ambas configurações quando for montar um micro ou fazer um upgrade do seu atual.

Escolhido o tamanho do monitor, leve em conta, então, estas especificações para saber se a aquisição em vista vale a pena ou não:

- Contraste;

- Tempo de resposta (Response Time);

- Ângulo de visão (Viewing Angle);

- Minúcias;

CONTRASTE

O contraste, basicamente, define o quanto nítidas as imagens e o quanto serão definidas as cores das imagens apresentadas pelo monitor. Quanto maior, melhor. O LCD obtém seu brilho por uma fonte de luz atrás do filme onde está a matriz dos pixels. Esta luz, portanto, pode acabar desbotando as cores apresentadas, sendo que maior o contraste, maior distinção de uma cor da outra, portanto, maior a nitidez de imagem.

Considerem comprar monitores com razões de contraste a partir de 2000:1 ou 3000:1, que estarão bem para vídeos e jogos.

TEMPO DE RESPOSTA

O tempo de resposta mede a velocidade com que se pode trocar a cor dos pixels na matriz do LCD. Há uma discussão na área técnica da melhor forma de fazer essa medição. Alguns usam uma escala de “rise-and-fall” mas o método mais comum a ser apresentado é o “gray-to-gray” ou “GtoG” ou, até mesmo, “GTG”.

A medição do tempo de resposta do “GtoG” corresponde à habilidade do monitor de trocar a cor de um pixel de totalmente preto até totalmente branco e de volta, passando por todos o espectro. Quanto menor o tempo de resposta, melhor o monitor para uso com muita troca de imagem (jogos e vídeos), enquanto que para o uso de escritório, não é necessário essa preciosidade.

Neste trecho abaixo podemos ver a melhor definição desta especificação:

“Definition: Gray-to-gray response times are an indication of how fast an LCD monitor can refresh the image on screen. The lower the gray-to-gray response time the faster the monitor is able to refresh the screen image.

Technically response time for an LCD monitor is the amount of time it takes a pixel to change from fully black to fully white. Many manufacturers instead report response time as gray-to-gray response time and there are different methods used by manufacturers to measure the gray-to-gray response time. This discrepancy makes it a bit difficult to make an apples to apples comparison. However, there is little doubt that the lower the response time be it black-to-white or gray-to-gray, the faster images are displayed on screen. To alleviate the issues with reporting response times for LCD monitors, new guidelines will be issued to standardize this measurement in 2006.”

Pelo que aprendi até agora, uma resposta de 5ms é suficiente para satisfazer os jogadores exigentes, sendo que menores tempo de resposta dificilmente são perceptíveis para olhos não treinados. Mas o melhor mesmo é o teste em “campo”, ou seja, usar o monitor antes de comprar para saber se o tempo de resposta do monitor satisfaz suas expectativas e não gera distorções perceptíveis ao jogador.

ÂNGULO DE VISÃO

O ângulo de visão determina o limite de se observar as imagens na tela lateralmente. Nos LCD, a medida que se modifica o ponto de visão lateralmente, haverá uma certa distorção da imagem e diminuição do contraste (escurecimento ou branqueamento da imagem). Assim, um maior ângulo de visão permite melhor qualidade de imagem. A regra de LCD consideráveis será um ângulo de visão de 160° para cada lado e verticalmente.

MINÚCIAS

Conectores. Leve em conta a existência de conectores de vídeo no seu monitor. Todos terão o conector de 15 pinos analógico padrão que estamos acostumados, mas hoje em dia as placas de vídeo possuem apenas saídas DVI completas, que são conexões digitais de vídeo. Não vale a pena emitir um sinal digital se o monitor suporta apenas entrada analógica. Procure comprar monitores com entradas de conexão padrão DVI.

Ajustes do suporte. Leve em consideração, também, as possibilidades de ajustes do suporte do monitor. Quanto maior o monitor, menor serão as possibilidades de ajustes, em regra. Ajustes referem-se a altura, giro lateral, giro vertical e etc.

Suporte HDCP. Outra coisa a considerar é o suporte HDCP, que é possibilidade do monitor de apresentar vídeos diretamente de aparelhos de DVD, através da conexão DVI do monitor. Mas esta especificação só é útil para quem quiser transformar seu PC numa estação de entretenimento, que rode vídeos e música regularmente como a televisão ou o microsystem.

“Dot pitch”. Trata-se da distância entre o centro de um pixel e o adjacente. Quanto menor a distância, maior a definição e nitidez de imagem.

Alguns vão apontar a importância da taxa de atualização (refresh rate) para o monitor. Pelo que eu tenho lido, a taxa de atualização não é decisiva no monitor LCD. O que se deve notar é o tempo de resposta mesmo. De qualquer maneira, deixo o que consegui na minha pesquisa acerca do “refresh rate”:

“Much of the discussion of refresh rate does not apply to LCD monitors. This is because while a phosphor on a CRT will begin to dim as soon as the electron beam passes it, LCD cells open to pass a continuous stream of light, and do not dim until instructed to produce a darker color. Pertaining to LCDs, see also response time and Input lag.”

Bom, essas eram as sugestões que aprendi e dividi com vocês. Sempre que forem comprar um monitor (ou qualquer equipamento nesse sentido) procurem bastante resenhas “reviews” do equipamento em vista na internet. A experiência dos colgas usuários por aí é mais valiosa que qualquer manual

Minhas referências principais para escrever esse tópico foram essas, entre outras que esqueci de anotar:

http://www.extremetech.com/article2/0,1697,2191200,00.asp

http://compreviews.about.com/od/multimedia/a/CRTvsLCD.htm

http://pcworld.about.com/news/Jul222005id121906.htm

http://compreviews.about.com/od/multimedia/a/LCDSpecs.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Refresh_rate

http://en.wikipedia.org/wiki/LCD

http://en.wikipedia.org/wiki/Contrast_ratio

Vitto G. Dos Santos”




Um comentário: